quinta-feira, 16 de julho de 2009

Tios na varanda...e o coração lá!


Era uma vez um jovem adolescente que deixou a vida em uma pequena cidade e se mudou para a cidade grande!

Essa é uma história muito comum por esse mundo afora. Porém o que distingue uma história da outra são os pequenos detalhes e as circunstâncias. Ocorre que essa mudança foi provocada pela extinção de ramais ferroviários no interior do Estado de São Paulo já na década de 60.

Lá estava eu naquela janela de trem, em um ano qualquer da década de 60, acenando para meus tios na varanda quando o trem que logo não iria mais existir, passou me levando e à minha família para outro lugar.

E lá estavam meus tios, como na bela música de Nelson Angelo, na voz de Milton Nascimento Fazenda, acenando e se despedindo:


Tinha sabiá, tinha laranjeira
Tinha manga-rosa
Tinha o sol da manhã
E na despedida

Tios na varanda
Jipe na estrada
E o coração lá

Tios na varanda
Jipe na estrada
E o coração lá


Coração apertado, lágrimas subindo aos olhos e a vontade de ficar...mas o trem seguiu em frente por aqueles trilhos que conduziram tanta gente para outros destinos e que logo mais seriam arrancados para alimentar alguma fornalha onde seriam inapelavelmente transformados à semelhança de minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário