quinta-feira, 23 de julho de 2009

O trem na memória...de Rubem Alves(02)

"Eu vivia na roça. Na roça todos os trem eram de pau. Pau mesmo, e não madeira. Madeira é palavra de gente da cidade. Houve a idade da pedra lascada, a idade da pedra polida, a idade dos metais. Por que não a idade do pau? Pois devia.

Dou testemunho: na roça não era nem pedra e nem metal: era pau.Na roça pau era, de fato, pau pra toda obra. Talvez essa seja a origem dessa expressão. A casa era de pau-a-pique.O fogo se fazia com paus de lenha. Tudo nos carro de boi era feito de pau (menos os bois.).

A água se bebia numa vasilha de pau chamada cuia. As cercas se faziam com um pau oco chamado bambu. E até os canos se faziam com um pau chamado embaúba. Panela, lamparina, pratos e canecas - coisas de metal eram seres de um outro mundo.

Aí aconteceu aquele dia quando o meu pai nos disse que íamos nos mudar para Lambari. E pra me explicar como era Lambari ele disse apenas: Lá tem trem-de-ferro. E foi assim que, num único dia eu dei um salto de milhares de anos.

Saí do mundo dos trem-de-pau e me mudei para o mundo do trem-de-ferro. Saí da roça. Me mudei para a civilização.(.)"

Rubem Alves

Quem quiser ler a crônica TREM integralmente é só clicar aqui

Um comentário:

  1. Um video interessante colocando imagens em um
    texto que compara a vida com um trem.

    http://www.youtube.com/watch?v=GWE89Uq0fGA

    ResponderExcluir