quinta-feira, 2 de julho de 2009

O início

Conversando com amigos sobre nossas memórias ferroviárias, percebi que muitos deles as tinham e as guardavam com muito carinho, pois na maioria dos casos eram ligadas às boas lembranças.

Boas lembranças, não só porque estavam ligadas a momentos significativos e em geral prazerosos de suas vidas, mas também porque os trens tiveram seus "anos dourados" no Brasil.

O sucateamento das ferrovias foi algo marcante e a lamentar para nós que tivemos nossas vidas ligadas à época de ouro dos trens. Mais ainda para aqueles, entre nós, que cresceram à margem dos trilhos como costumo dizer, pois membros de suas famílias foram ferroviários por muitos anos.

Durante essas conversas, amigos me estimularam e incentivaram a criação deste blog, que, espero, seja um depositário dessas memórias e histórias que merecem ser partilhadas.

11 comentários:

  1. Até que enfim o Blog veio à luz. Quero carimbar essa certidão de nascimento com meus desejos de longa vida e de sucesso.

    Tenho poucas histórias a respeito de trens e ferrovias. Mas, o blog me incentiva a contá-las. Assim que escrever algo a respeito eu te encaminho.

    Tentei ser seu seguidor número um. Mas, não consegui abrir o link.

    Um forte abraço

    José Antonio Küller

    ResponderExcluir
  2. Olá Tonhão,

    Assumo aqui meu compromisso de te mandar uma historinha com a "Maria Fumaça" da velha Mogiana.
    Vida longa ao "TRENS DA VIDA" e um forte abrço,
    Orlando.

    ResponderExcluir
  3. Grande Tonhão,

    Não vivi esta época de ouro no Brasil, mas morando este ano em Gales, e passeando pela Europa de modo geral, posso ver o quanto os trens fazem parte da vida cotidiana destes povos... e como são eficientes!

    Sem embargo, desde que sou novo escuto os lamúrios saudosos de amigos e parentes sobre as ferrovias brasileiras, acompanhados de comentários sobre os lobbys dos rodoviários, etc.

    É uma pena. O que se perde com a falta deste transporte confiável, barato e charmoso é incomensurável.

    Se quiser criar uma seção do blog "trnes pelo mundo", prometo ajudá-lo a ilustrá-la...

    Um grande abraço,
    Renato

    (visite meu blog: uk-mmix.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Caro Antonio,
    Parabéns pela iniciativa. Tnho certeza que você vai contribuir para (perdoe o trocadilho) colocar este país nos trilhos ao por em debate o erro que fizeram nossos dirigentes ao privilegiar as rodovias em detrimento do transporte ferroviário...
    Um grande abraço
    Luiz Antonio

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Fui ferroviária (em Bauru - NOB), filha de ferroviário, irmã, cunhada, amiga de ferroviários.... enfim, respirei muita fumaça de trem. Tenho imensa saudade das férias em Aquidauana, onde saia de Bauru e percorria a Noroeste com muitas fantasias, ilusões, desejos! Ah tempo querido! Parabéns pelo blog. Estarei por aqui compartilhando. Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Caro Tonhão,
    Parabéns pela iniciativa. Trens sucatedos são prova do desinteresse dos neo-liberais (na verdade, velhos-reaças)por condições dignas para o povo.
    Considere integrar ao blog "trens e literatura". "Depois do Ùltimo Trem", de Josué Gimarães é uma indicação que faço. Abraço, Jarbas.

    ResponderExcluir
  7. Caro Antonio,

    parabéns pela iniciativa.
    Acompanharei seu blog.

    Abraços e tudo de bom,

    ResponderExcluir
  8. Jarbas...é uma excelente idéia. Aliás você tempos atrás me indicou o livro, que comprei e li. Tudo a ver. Grato.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Antonio,

    Sou bisneta de um ferroviário português. Andei muito de trtens entre Proto Ferreira e Descalvado, Porto Ferreira e Limeira.
    tenho algumas histórias de Porto Ferreira,SP
    abçs
    Marta

    ResponderExcluir
  10. E "lá vai o danado do TRENS.....
    no meio dos cacarecos, meu coração vai também"
    Todo sucesso Primo.

    ResponderExcluir