quinta-feira, 23 de julho de 2015

Saudade...


Eu tenho Saudade.....

"Do transporte ferroviário de passageiros, que interligavam as cidades, encurtando distância, levando e trazendo o progresso. 

Aqui em Santos Dumont eram 14 trens descendo e 14 subindo. 
Muitos cruzavam aqui, época em que os maquinistas traziam, gentilmente, bilhetes dos familiares de outras cidades da região, principalmente, do ramal de Mercês, dando noticias, comunicando as novidades. Saudade dos tempos em que o pagamento dos ferroviários chegava no "trem pagador", puxado por locomotivas, que na época eram movidas por carvão mineral  ou óleo diesel, e que nunca foi assaltado, o que não aconteceria nos dias de hoje. 

Saudade do doce de leite Borboleta, que até hoje ninguém conseguiu fazer igual, do queijo do reino Palmira, da manteiga verdadeira e pura. Produtos esses, conhecido em muitos países. Saudades dos famosos circos que por aqui chegavam, dos filmes que eram exibidos nos dois cinemas da cidade".
Jorge de Castro - (1944-2014)
Santos Dumont-MG

Eu tenho saudade...
"Do trem de Ferro, da antiga Leopoldina, que passava por Bicas (minha terra natal), transportando passageiros e escoando a produção de café. Acordava cedo só para ouvir o repique do "sino" da estação, anunciando a chegada, ou a partida, de mais um trem de passageiro"
Edson Maini (Sr Didi)  (19-2007)
Bicas/Juiz de Fora

Um comentário:

  1. Neste final de 2015 pudemos experimentar na Itália o prazer de desfrutar de viagens rápidas, confortáveis e seguras nos trens que cruzam a bota de ponta a ponta. Fomos de Roma a Florença, de Florença a Veneza e de Veneza a Milão.

    ResponderExcluir