sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Olha o trem, acerte o relógio!


Quando velhos ferroviários contam que acertavam seus relógios pelo trem, muita gente pensa que estão inventando histórias e criando lendas sobre a pontualidade dos trens que hoje soa mesmo como "causos" criados pela imaginação popular.

Posso garantir a vocês que é a mais pura verdade. Houve tempo em que acértavamos os relógios pelo apito do trem quando partia da estação, passava por perto de nossa casa ou ouvíamos seu apito e pelo período do dia sabíamos qual era a hora certa.

Por muitos anos morei em casa da ferrovia quando menino e adolescente. E a nossa casa ficava ao lado dos trilhos do trem onde a Maria Fumaça passava algumas vezes por dia puxando um comboio de passageiros ou de vagões de carga.

E era bem perto da estação. Então, na minha casa todo santo dia, acontecia a mesma coisa quando o trem apitava na estação ou quando passava em frente à minha casa: quem estava na sala onde ficava o velho relógio de parede olhava automaticamente para ele para ver as horas que estava marcando. Se estivesse certo, de acordo com o apito ou barulho do trem, tudo bem. Se não, quem lá estivesse tinha a obrigação de subir na cadeira e acertar o relógio.

Muitas vezes, quando meu pai ferroviário estava em casa e na sala e eu também, ouvia seu chamado:
- Menino acerte o relógio! E lá ia eu, célere, subia na cadeira e acertava o velho relógio!

Um comentário:

  1. Muito boa essa história. É incrível como essas máquinas a vapor mantinham a pontualidade... acredito que envolvia até um sentimento de responsabilidade do maquinista.

    ResponderExcluir