segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ferroviários em greve

Sabem aquela fotografia famosa que os soldados americanos levantaram ao final da batalha contra os japoneses na ilha de Iwo Jima? Pois é.

Quando vi a foto pela primeira vez fui lançado à minhas lembranças de infância.

Explico: a primeira vez que vi uma cena parecida foi quando tinha 13 ou 15 anos, na década de 60 em uma greve de ferroviários.

Quando era declarada a greve um dos meios utilizados pelo grevistas para impedir que os trens saíssem da estação era se amontoarem sobre os trilhos e esperar que o trem viesse, pois sempre haviam os chamados fura-greves que dirigiam as locomotivas e obedeciam às ordens dos patrões.
Numa dessas vezes, um pequeno grupo de ferroviários teve a idéia de pegar a grande bandeira brasileira que normalmente era hasteada na estação e levar para o meio dos trilhos.

A grande bandeira segurada por vários ferroviários em greve tremulava ao vento sustentada por uma aglomeração de ferroviários e lá veio a locomotiva fumegando como se fosse atropelar todo mundo.

Foram momentos de tensão até a locomotiva parasse provocando uma salva de palmas e gritos de satisfação e alívio de todos. A cena então se delineou: os ferroviários segurando a enorme bandeira tremulante com a locomotiva fumaceando ao fundo!

Ah...quanta falta fez uma máquina fotográfica naquela hora. Imaginem hoje em dia: com certeza a cena seria fotografada. Com câmaras digitais ou celulares!

Um comentário:

  1. Interessante a história e modo como ligamos as imagens... realmente se uma foto tivesse sido feita teria se transformado num grande símbolo também.

    ResponderExcluir