domingo, 3 de março de 2013

Triste abandono em Bauru-SP



Bom dia Bauru - 03/03/2013
O triste abandono da história bauruense
Patrimônio ferroviário da cidade se perde dia a dia. Trens e vagões viram sucata sobre os trilhos 

Rodrigo Viudes (rodrigo.viudes@bomdibauru.com.br) 

De olhos atentos e asas bem abertas, três urubus sobrevoaram e acompanharam , atentos, toda a movimentação de alguns intrusos que se atreveram a invadir o farto espaço onde costumam retirar seus restos para sobreviver.

Afinal de contas, o que haveria ali senão uma coleção de carcaças? Não que fossem, necessariamente as que costumam satisfazer o peculiar paladar deste animal, mas também estão ali, como cadáveres a céu aberto.

Os restos ainda preservam as formas externas de locomotivas elétricas e a diesel e dezenas de carros de passageiros e vagões de vários tipos, modelos e épocas do setor ferroviário.

Esse “cemitério” chama-se Triagem Paulista, em plena área urbana de Bauru, vizinho ao Jardim Guadalajara. É por ali que os estranhos – como  os da reportagem do BOM DIA – chegaram para visitar essa macabra necrópole ferroviária, na tarde de sexta-feira (1º).

De portas abertas /A exemplo de todos os cemitérios de Bauru, quem chega ali já encontra os portões abertos, escancarados. Tanto que o descanso das grades revelam que há muito tempo não sabem o que é serem fechados.

  Ao avançar um pouco já se depara com algum sinal de vida ferroviária no lugar – não a do matagal, que infesta tudo. Os trilhos reluzentes denunciam que, sim, por ali ainda trafegam trens em um desvio que se apresenta em uma passagem de nível.

A via, em bitola mista, serve para facilitar a baldeação de combustível em vagões tanque, um pouco mais acima.  Semelhante a isso, apenas outra via, destinada a uma oficina onde a concessionária do trecho, a ALL (América Latina Logística), mantém uma oficina para trilhos. .
De resto, o lugar é um abandono só. E a situação poderia estar até pior  não fosse uma   vigilância permanente, contratada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Vinculada ao Ministério dos Transportes, a autarquia é a responsável legal por todo o material  rodante (locomotivas, carros e vagões) e os prédios – entre eles, o da antiga estação, ainda com as cores e a logomarca da extinta Ferroban (Ferrovias Bandeirantes S/A [1998-2002]).

 Saques /Os vigilantes hoje tentam evitar o que até pouco tempo era uma prática diária: os saques. Inicialmente, o alvo dos invasores era o cobre dos componentes das locomotivas elétricas, encostadas por ali após a supressão de seus serviços, em 1999.

 Depois, com o acúmulo de  dezenas de carros de passageiros, há poucos anos, o foco passou a ser o alumínio, o inox. As marcas de tiros nos vidros e laterais  revelam os confrontos que costumam acontecer por ali.

Cenas de violência em um ambiente onde se deveria respeitar, pelo menos, os mortos. É como se, por ali, tivesse havido um bombardeiro. Há trilhos, truques, dormentes apodrecidos e, claro, esqueletos do que um dia foram velozes locomotivas ou luxuosos carros.

Cai a tarde e, após quase uma hora de caminhada supervisionada por um vigia, é hora de ir embora e deixar que os urubus voltem a zelar  pelo patrimônio cuja história não se deixa sepultar.

2 comentários:

  1. UMA BELA MATÉRIA A MERECER UMA BELA RESPOSTA DE NÓS, OS BAURUENSES NA DEFESA DO QUE AINDA NOS RESTA.
    HPA ( www.mafuadohpa.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  2. Betway Casino Mobile - Mapyro
    Find the 안산 출장샵 cheapest and quickest way to get your 충청북도 출장안마 Betway account Click on the 제주도 출장마사지 “Get Betway” 문경 출장샵 button and start downloading 시흥 출장마사지 the Betway Casino Mobile App.

    ResponderExcluir