quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os trens e o cinema

 
O filme Hugo Cabret, de Martin Scorcese, que faturou 05 Oscars em 2012, é cheio de referências ferroviárias. O personagem principal mora em uma estação ferroviária em Paris e há várias cenas em que o trem é “personagem principal”, com direito a acidentes ferroviários e tudo o mais. 

E ficamos sabendo que um dos primeiros filmes já feitos, pelos Irmãos Lumiére. é“L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat” (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat). Para mais informações sobre e ver o vídeo com alguns dos primeiros filmes dos Irmãos Lumiére, inclusive o citado,visite o Blog Cinema clicando aqui

O filme é uma maravilhosa fantasia sobre nossos sonhos e uma sensível e emocionante homenagem ao cinema. Para mim, filho e neto de ferroviários e criado em uma pequena cidade em que praticamente tudo girava em torno dos trens e estações ferroviárias assistir o filme foi especial e muito prazeroso. Eu até morei em uma estação ferroviária!

 

4 comentários:

  1. Bom Dom Morales. Lembra-se de "O homem da linha"? São muitos os filmes com esse tema.
    Olha só: eu usava a NOB para ir de Araçatuba à Lins num percurso de 4 horas. Saia as 6 da manhã e achava legal chegar lá às dez, ainda antes do almoço. Viajei tb bastante pela Cia. Paulista que tomávamos na sua cidade rumo a SP. Lembro-me dos carros Pulman e da 1ª classe com bancos de palhinha ou almofadados. Na 2º classe eram bancos de madeira, sem conforto algum. Gostava do trecho perto de Brotas porque passávamos entre paredões de pedras donde vertiam águas e nasciam samambaias. Enfim, a triste ideia estatizante dos militares (a mesma do PT) fez o que fez com essas empresas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está totalmente enganado. A estatização das ferrovias fez parte da conspiração para destruí-las. Privatizaram para sucatear e implantar a indústria automobilística e seus derivados. Foi planejado para tal. Eu assisti isso de dentro, já que era neto e filho de ferroviários. Nada a ver com as supostas estatizações pretentidas pelo PT. E as ordens vieram de fora e foram executadas com a colaboração de nosso governo e empresários da época.

      Excluir
  2. de onde é a imagem? do filme?

    ResponderExcluir