quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O trem no Brasil...e na minha memória.

por Eduardo Chaves
2 de Agosto de 2006

O trem no Brasil

Fazia tempo que vinha procurando sites sobre a história
do trem no Brasil. O trem foi muito importante na minha
vida. Com um mês e doze dias fiz minha primeira viagem
de trem.

Nasci em 7/9/1943, em Lucélia, na chamada Alta Paulista.
Meu pai escreveu um pequeno relato de meus primeiros
dois anos. Eis o que ele diz sobre essa primeira viagem de
trem, nos dias 19-20/10/1943:

"No dia 19 de outubro tomamos a jardineira até Tupã.
O dia estava quente, mas o Oscarzinho dormiu quase o
tempo todo. Só chorava quando a jardineira parava.
Às 2 hs. da tarde chegamos a Tupã e às 3,45 tomamos
o trem.

A viagem não foi muito boa, pois o trem estava muito cheio!

Metade da viagem foi feita no carro de 2ª classe,
pois não pudemos
arranjar lugar na 1ª classe, devido ao
grande número de pessoas.

Passamos a noite com o Nenê nos braços. Ele não deu
trabalho,
pois dormiu mais ou menos bem. Às 6 hs. da
manhã chegamos
a Campinas."

Como se vê, em Outubro de 1943 a linha da Paulista parece
que chegava apenas até Tupã - não indo até Oswaldo Cruz,
Lucélia, Adamantina, Dracena.

Esta foi a primeira de muitas viagens de trem do local de
residência dos meus pais até Campinas, onde moravam minha
avó materna e minha tia, irmã de minha mãe (que faleceu faz
um mês, aos 85 anos - minha mãe faz 82 agora segunda-feira).

Meus pais se mudaram de Lucélia para Irati, no Sul do Paraná,
depois para Marialva, no Norte do Paraná, depois ainda para
Maringá, também no Norte do Paraná, e, finalmente, para Santo
André, em São Paulo, onde minha mãe e meus irmãos ainda
residem (meu pai faleceu em 1991). Viajávamos sempre de trem.

As viagens que ficam mais gravadas em minha memória eram
entre São Paulo (Estação Sorocabana) e Ourinhos, no famoso
(e confiável) Expresso Ouro Verde. Saía da Sorocabana em São
Paulo por volta das 22h (22h10, creio) e chegava a Ourinhos de
manhã. O trem era lindo -- verde, naturalmente.

Íamos numa cabine leito, meus pais, meu irmão
(mais novo 3 anos e 3 meses) e eu. Eu dormia no beliche de
cima, com meu pai, meu irmão no beliche de baixo, com minha
mãe.

Isso se dava antes de eu completar sete anos. Minha mãe
levava sanduíches de presunto e queijo e um sacolinha com
queijo e goiabada. Viagem de trem para mim ficou para sempre
associada com sanduíches de presunto e queijo e com
Romeus-e-Julietas...

Quando mudamos para Santo André, o trajeto mudou.
Pegávamos o trem subúrbio até São Paulo e lá pegávamos
o trem da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí para o interior.

Em Jundiaí a locomotiva (vermelho meio escuro) era removida e
uma locomotiva da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
assumia - linda, linda, azul... - e o trem passava a ser conduzido
por empregados da Paulista.

Em Jundiaí o trem parava uns 15 minutos e a plataforma da
estação ficava cheia de vendedores ambulantes vendendo,
entre outras coisas, "pipóóóóóóóóóóóca". Vendiam uva e figo
também: Jundiaí é terra de uva e figo.

Campinas era um importante entrocamento ferroviário.
Além dos trilhos da Companhia Paulista passarem pela cidade,
começava ali também a linha da Companhia Mogiana, e havia
um ramal, o da Companhia Ituana, que ligava Campinas
diretamente à Estrada de Ferro Sorocabana, em Sorocaba,
passando por Itu.

Salto, onde estou agora, ainda tem sua estação -- devidamente
abandonada. Elias Fausto, aqui juntinho, também. Estive lá na
semana passada e vi fotos da estação. A estação de Itu está bem
mais conservada, mas tornou-se um Centrl Cultural, se não me
engano.

De Santo André também íamos a Santos de trem.
A cidade principal no trajeto de São Paulo para Santos era
Paranapiacaba, pequena cidade, que nunca vi sem neblina,
na beirada da serra, onde o trem começava a ser literalmente
puxado para subir a serra. Emocionante.

Alguém cometeu um crime contra o Brasil, deixando todo o nosso
enorme sistema ferroviário ser sucateado. Precisavam ser
identificados e punidos os criminosos, post mortem,
se necessário.

Por indicação do jornalista José Carlos Daltozo, de Martinópolis,
SP, que tem escrito sobre Lucélia (vide artigo recente
"Lucélia - Terra Natal", neste space), encontrei o site
Estações Ferroviárias.

Lá você pode encontrar fotos da estação ferroviária de sua
cidade, se ela teve uma. E lá encontrei referência ao site
Memória do Trem, que, por sua vez, tem vários links
relacionados.

Uma mina de informação. Ao escrever essas referências me
lembrei de que o meu caro amigo, Tonhão (Antonio Morales),
de Bauru, um dia fez referências a sites sobre ferrovias.
O pai dele foi ferroviário.

Vamos ajudar a preservar a memória do trem...

Em Salto, 2 de agosto de 2006

Crônica originalmente publicada no Blog de Eduardo Chaves


Um comentário:

  1. Antonio Fernando Pereira28 de março de 2010 às 08:17

    Muito boa essa sua pagina, veja alguma coisa no blog www.botucatuecultura.blogspot.com, estarei disponibilizando mais fotos aguarde e muito obrigado.
    Antonio Fernando Pereira
    Botucatur Turismo
    Botucatu São Paulo

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