quinta-feira, 2 de julho de 2009

O trem pagador

Este post foi originalmente publicado no blog Arquivo 68, mas é muito apropriado para começar as postagens neste blog pois já anuncia um começo para os relatos de memórias.
Antonio Morales

Vejam só: eu sou do tempo em que ainda existia trem pagador. Mais que isso. Eu viajei, quando era menino, no trem pagador da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Como neto e filho de ferroviários há muitas histórias da ferrovia para contar. Vou começar com essa do trem pagador que inspirou um célebre filme brasileiro – O ASSALTO AO TREM PAGADOR.

Isso foi nos idos da década de 60, mais ou menos entre 1960 e 1964,quando eu tinha entre 11 e 15 anos.

Imaginem: o trem pagador, que era composto por um carro pagador e uma locomotiva, estacionava num desvio em cada cidade para pagar o salário mensal dos ferroviários, que recebiam em dinheiro vivo, fazendo fila no guichê do pagador para receber seus envelopes. Coisa inimaginável nos dias de hoje.

Um comentário:

  1. Hehehehe... Eu também já passei por essa! Trabalhei na NOB de 1962 até 1973, e presenciei a mesma cena por várias vezes! Pensa isso hoje! A fila de assaltantes a esperar o Trem seria comparável à fila do INSS!!! Kkkkk. Bjks!

    ResponderExcluir