Conversando com amigos sobre nossas memórias ferroviárias, percebi que muitos deles as tinham e as guardavam com muito carinho, pois na maioria dos casos eram ligadas às boas lembranças.
Boas lembranças, não só porque estavam ligadas a momentos significativos e em geral prazerosos de suas vidas, mas também porque os trens tiveram seus "anos dourados" no Brasil.
O sucateamento das ferrovias foi algo marcante e a lamentar para nós que tivemos nossas vidas ligadas à época de ouro dos trens. Mais ainda para aqueles, entre nós, que cresceram à margem dos trilhos como costumo dizer, pois membros de suas famílias foram ferroviários por muitos anos.
Durante essas conversas, amigos me estimularam e incentivaram a criação deste blog, que, espero, seja um depositário dessas memórias e histórias que merecem ser partilhadas.
Há um dia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAté que enfim o Blog veio à luz. Quero carimbar essa certidão de nascimento com meus desejos de longa vida e de sucesso.
ResponderExcluirTenho poucas histórias a respeito de trens e ferrovias. Mas, o blog me incentiva a contá-las. Assim que escrever algo a respeito eu te encaminho.
Tentei ser seu seguidor número um. Mas, não consegui abrir o link.
Um forte abraço
José Antonio Küller
Olá Tonhão,
ResponderExcluirAssumo aqui meu compromisso de te mandar uma historinha com a "Maria Fumaça" da velha Mogiana.
Vida longa ao "TRENS DA VIDA" e um forte abrço,
Orlando.
Grande Tonhão,
ResponderExcluirNão vivi esta época de ouro no Brasil, mas morando este ano em Gales, e passeando pela Europa de modo geral, posso ver o quanto os trens fazem parte da vida cotidiana destes povos... e como são eficientes!
Sem embargo, desde que sou novo escuto os lamúrios saudosos de amigos e parentes sobre as ferrovias brasileiras, acompanhados de comentários sobre os lobbys dos rodoviários, etc.
É uma pena. O que se perde com a falta deste transporte confiável, barato e charmoso é incomensurável.
Se quiser criar uma seção do blog "trnes pelo mundo", prometo ajudá-lo a ilustrá-la...
Um grande abraço,
Renato
(visite meu blog: uk-mmix.blogspot.com)
Caro Antonio,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Tnho certeza que você vai contribuir para (perdoe o trocadilho) colocar este país nos trilhos ao por em debate o erro que fizeram nossos dirigentes ao privilegiar as rodovias em detrimento do transporte ferroviário...
Um grande abraço
Luiz Antonio
Bom dia! Fui ferroviária (em Bauru - NOB), filha de ferroviário, irmã, cunhada, amiga de ferroviários.... enfim, respirei muita fumaça de trem. Tenho imensa saudade das férias em Aquidauana, onde saia de Bauru e percorria a Noroeste com muitas fantasias, ilusões, desejos! Ah tempo querido! Parabéns pelo blog. Estarei por aqui compartilhando. Bjks!
ResponderExcluirCaro Tonhão,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Trens sucatedos são prova do desinteresse dos neo-liberais (na verdade, velhos-reaças)por condições dignas para o povo.
Considere integrar ao blog "trens e literatura". "Depois do Ùltimo Trem", de Josué Gimarães é uma indicação que faço. Abraço, Jarbas.
Caro Antonio,
ResponderExcluirparabéns pela iniciativa.
Acompanharei seu blog.
Abraços e tudo de bom,
Jarbas...é uma excelente idéia. Aliás você tempos atrás me indicou o livro, que comprei e li. Tudo a ver. Grato.
ResponderExcluirParabéns, Antonio,
ResponderExcluirSou bisneta de um ferroviário português. Andei muito de trtens entre Proto Ferreira e Descalvado, Porto Ferreira e Limeira.
tenho algumas histórias de Porto Ferreira,SP
abçs
Marta
E "lá vai o danado do TRENS.....
ResponderExcluirno meio dos cacarecos, meu coração vai também"
Todo sucesso Primo.