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quinta-feira, 18 de março de 2010
Trem do Pantanal - um pouco de história
Trem do Pantanal - o resgate da história
Publicado originalmente em Overmundo
por Carol Alencar
Muito se sabe que o Trem do Pantanal sempre foi um marco de muita importância para a memória e estórias do “povo” pantaneiro.
A saudade do Trem do Pantanal bate forte nas lembranças de algumas pessoas que, na década de 60, se tornava quase incontida.
Viajantes assíduos daquele trem sacolejando os nossos sonhos, fugindo de uma paixão mal resolvida ou pelo simples fato de viajar, vem na lembrança do famoso e suculento bife a cavalo e da cerveja quente, servida no restaurante freqüentado por gringos, mochileiros e solitários.
Dos amores e desencontros nas cabines mal ventiladas. Quem não viajou no Trem do Pantanal fazendo turismo, buscando novos caminhos rumo aos Andes, ou simplesmente curtindo o romantismo de uma viajem com direito a céu estrelado, não pode imaginar como era o burburinho nas estações superlotadas, gente de todo lugar. A presença do bugre pantaneiro, de pé no chão vendendo chipa, o peixe frito e o caju ao viajante debruçado na janela. Ou o cheiro da relva molhada de orvalho, de manhã, quando estava atravessando o rio Paraguai.
São essas as lembranças de quem fazia as viagens do trem de antigamente.
Resgatando toda uma história e não podendo abandonar o turismo da região, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, lançou um projeto que é considerado um empreendimento estratégico para a economia do Estado e um elemento impulsionador de uma política social junto às comunidades da região.
O Governo Federal disponibilizou cerca de R$100 milhões para a recuperação da ferrovia, incluindo locomotivas, no trecho entre Corumbá e Bauru.
O Secretário de Infra-Estrutura e Habitação, Carlos Augusto Longo Pereira, em reunião, disse que, para que o Trem do Pantanal volte a transportar passageiros só falta reformar a estação. “É uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres que as estações ao longo dos percursos estejam em funcionamento, e que todas as passagens de nível estejam sinalizadas”, explicou.
A reforma da estação, que foi construída em 1922, vai custar R$ 96 mil e deve começar em dez dias. A conclusão está prevista para o início de abril, quando deve ser inaugurado o Trem do Pantanal com a presença do Presidente Lula.
O Trem do Pantanal irá atender a demanda de turismo entre Campo Grande e Corumbá, em uma extensão de 459 km, utilizando a malha da Ferrovia Novoeste, parceira do projeto do governo.
A princípio, o trem passará por quinze estações ferroviárias, e fará um trajeto da cidade de Corumbá a Porto Esperança. Haverá espaço para 192 passageiros, divididos em cinco vagões, e o esperado é que, em cada estação, por onde o trem percorrer, o turista encontre apresentações e exposições de cunho regional, mostrando um pouco da cultura e dos produtos pantaneiros, como danças típicas, artesanatos, comidas entre outros.
Enquanto esperamos, apenas ouvindo a canção criada por Paulo Simões e Geraldo Rocca, o Trem do Pantanal fica só na memória de uns e na ansiedade dos “novos” poderem um dia deleitar-se da viagem do famoso e estimado Trem.
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