Sabem aquela fotografia famosa que os soldados americanos levantaram ao final da batalha contra os japoneses na ilha de Iwo Jima? Pois é.
Quando vi a foto pela primeira vez fui lançado à minhas lembranças de infância.
Explico: a primeira vez que vi uma cena parecida foi quando tinha 13 ou 15 anos, na década de 60 em uma greve de ferroviários.
Quando era declarada a greve um dos meios utilizados pelo grevistas para impedir que os trens saíssem da estação era se amontoarem sobre os trilhos e esperar que o trem viesse, pois sempre haviam os chamados fura-greves que dirigiam as locomotivas e obedeciam às ordens dos patrões.
Numa dessas vezes, um pequeno grupo de ferroviários teve a idéia de pegar a grande bandeira brasileira que normalmente era hasteada na estação e levar para o meio dos trilhos.
A grande bandeira segurada por vários ferroviários em greve tremulava ao vento sustentada por uma aglomeração de ferroviários e lá veio a locomotiva fumegando como se fosse atropelar todo mundo.
Foram momentos de tensão até a locomotiva parasse provocando uma salva de palmas e gritos de satisfação e alívio de todos. A cena então se delineou: os ferroviários segurando a enorme bandeira tremulante com a locomotiva fumaceando ao fundo!
Ah...quanta falta fez uma máquina fotográfica naquela hora. Imaginem hoje em dia: com certeza a cena seria fotografada. Com câmaras digitais ou celulares!
Interessante a história e modo como ligamos as imagens... realmente se uma foto tivesse sido feita teria se transformado num grande símbolo também.
ResponderExcluir