terça-feira, 14 de junho de 2011

Notícias ferroviárias

 Matéria   publicada no Globo.com em 14/06/2011

Novas regras para ferrovias devem sair até 20 de julho, prevê ANTT

Nova regulação não quebrará contratos atuais com concessionárias. Bernardo Figueiredo diz que modelo atual não atende o mercado.

Ligia Guimarães Do G1, em São Paulo

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse nesta terça-feira (14) que as novas regras do marco regulatório para ferrovias devem estar prontas e serem anunciadas no Diário Oficial até 20 de julho.

"20 de julho é a data para a resolução estar no Diário Oficial", afirmou Figueiredo, que participou de evento sobre transporte e logística promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

De acordo com Figueiredo, as novas regras estiveram sob consulta pública desde dezembro até o dia 8 de junho, e agora todas as questões levantadas nesse período precisam ser respondidas pela agência antes que o marco seja aprovado e divulgado pela ANTT.

Ainda segundo o diretor, o modelo atual de concessão de ferrovias ao setor privado é ultrapassado porque reflete a época em que foi aprovado, em 1996, em que as ferrovias representavam um ônus para o governo e não uma solução logística.

"O que orientou a onstrução desses modelos de contratos naquela época era muito mais o objetivo que o governo tinha de se livrar do problema que era a ferrovia do que buscar uma solução para o sistema ferroviário nacional", afirma Figueiredo.

Figueiredo disse ainda que a nova regulação  não quebrará nenhum contrato atual com as concessionárias. "Nós não estamos rasgando contrato.  Nós temos muita segurança jurídica com relação ao que está sendo feito", afirmou.

O diretor admitiu, no entanto, que há o risco de as concessionárias que já operam ferrovias usarem a Justiça para recorrer contra as novas regras. "Não sei se elas vão entrar na Justiça, mas acho que esse risco existe", afirmou.

domingo, 5 de junho de 2011

Pela volta dos trens de passageiros

Campanha para a volta dos trens de passageiros no país.

The return of brazilian passenger trains campaign. Veja o vídeo: