quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TREM TURÍSTICO - BAURU/AGUDOS


 Jornal Bom dia Bauru
Terça-feira, 21 de setembro de 2010

Projeto de trem turístico mobiliza Bauru e Agudos

Encontro no BOM DIA entre representantes das cidades define ação conjunta para Maria Fumaça voltar à ativa

Um projeto de trem histórico que começa a ser formatado pelas Prefeituras de Bauru e de Agudos vai fomentar o segmento turístico dos dois municípios.

Apoiada pelo BOM DIA, a proposta reuniu nesta terça-feira na redação do jornal o prefeito de Agudos, Everton Octaviani (PMDB), o vereador Luciano Durães, assessores e a secretária de Cultura, Janira Fainer Bastos, que compareceu com a diretora de Patrimônio Público, Cleide Biancardi, e Alex Sanches, da Divisão de Pesquisa e Documentação.

O encontro definiu que as duas prefeituras vão trabalhar em conjunto para viabilizar a circulação da Maria Fumaça 278 e seus vagões de madeira entre as duas estações, em trajeto de 23 quilômetros.

Na reunião de ontem, ficou acertado entre o prefeito e a secretária a formação de uma comissão permanente que se responsabilizará pelo estudo do projeto e seu registro na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Seus membros também se encarregarão dos contatos com representantes da ALL (América Latina Logística) e com o Ministério dos Transportes, visando buscar a solução para o tráfego do trem de turismo.

Nas próximas semanas, os prefeitos Everton Octaviani e Rodrigo Agostinho  assinarão a minuta que dará início à formação do consórcio intermunicipal.

Potenciais serão explorados

Entre as propostas discutidas na reunião desta terça no BOM DIA está a que “venderá” às agências de turismo do país o projeto do trem turístico nos mesmos moldes dos já existentes, como os de Curitiba-Paranaguá (no Paraná) e São João Del Rei-Tiradentes (em Minas Gerais).

Além de atender a demanda de passageiros das duas cidades, o projeto oferecerá um pacote turístico para visitantes que virão de outros lugares do país para o passeio.

Em Bauru, por exemplo, eles poderão conhecer o Museu Ferroviário, onde estão peças e fotografias das companhias Noroeste do Brasil, Estradas de Ferro Sorocabana e Paulista.
O receptivo também explorará outras potencialidades turísticas da cidade, como o zoológico municipal e o templo Tenri-Kyo, entre outros.

Em Agudos, os turistas vão conhecer fazendas com seus casarões centenários, o Seminário Santo Antonio e a beleza arquitetônica do centro da cidade.

“Acredito que esse projeto revolucionará o segmento turístico nas duas cidades. Será uma guinada”, comenta o prefeito de Agudos, Everton Octaviani.

Opinião do BOM DIA

Proposta movimentará o segmento turístico

O projeto que viabilizará a circulação da Maria Fumaça e seus vagões entre Bauru e Agudos vai criar nas duas cidades uma movimentação turística que trará dividendos econômicos no futuro. O apelo da composição histórica vai atrair turistas de várias regiões do país e até mesmo interessados do exterior. 
As duas prefeituras acertam ao buscar alternativas para fomentar o segmento de turismo. A estrutura está praticamente pronta e só depende de algumas adaptações.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3.º Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru.

 
Jornal da Cidade de Bauru e região
01/09/2010

Meta da Associação de Preservação é transformar estação em ponto turístico
Além de manter o patrimônio histórico ferroviário na cidade, a meta é revitalizá-lo para que seja utilizado como ponto cultural e turístico. Exatamente para impulsionar este objetivo está programado para o mês de outubro o 3.º Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru.

O evento será realizado na Estação Ferroviária Central da cidade e contará com exposição de trens, fotos e maquetes, venda de objetos relacionados ao tema e apresentações culturais. A meta do encontro é exatamente angariar mais visitas à estação.

Em relação especificamente à revitalização total do ambiente, o vice-presidente da Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo (APFFB), Ricardo Bagnato, afirma que não há previsão para que tal fato ocorra, porém, garante que tanto a prefeitura quanto as associações estão lutando pelo processo.

“As pessoas podem achar que está tudo abandonado. Mas isso ocorre porque a maioria dos equipamentos está em trâmite de transição. Queremos mudar isso. Queremos que os trens sejam utilizados com finalidade histórica e cultural. É para isso que estamos fazendo eventos como esse que será realizado em outubro”, complementa.

Vitor Oshiro